A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária, realizou, nesta segunda-feira (31), um bandeiraço em frente a sede da SES, em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco. Com o slogan “Essa torcida é pela vida” e munidos de apitos, bandeiras, cornetas e placas, técnicos da VISA e voluntários entregaram brindes e panfletos sobre a lei antifumo nº9010/09 que protege a população contra a exposição à fumaça do cigarro.
Segundo o Superintendente de Vigilância Sanitária do Estado, Arnaldo Garcia, esse dia foi muito importante para o combate ao tabagismo, porque foi um momento de alerta a toda a sociedade, “Através da abordagem educativa de nossos técnicos e voluntários, pudemos prestar esclarecimentos sobre os males causados pelo consumo do tabaco, tanto para o fumante ativo, quanto o passivo. Nossa Lei Estadual Antifumo fortalece o controle do consumo do cigarro em todo território estadual”, afirmou.
Os técnicos e voluntários abordaram motoristas, pedestres e coletivos alertando sobre os males causados pelo fumo. Além dos fumantes ativos, o bandeiraço também chamou atenção para a saúde dos fumantes passivos e crianças. Mesmo as pessoas que não fumam correm sérios riscos, pois tem 30% mais chances de desenvolver câncer de pulmão e 24% mais chances de sofrer um infarto. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas(entre as quais 200 milhões de mulheres) sejam fumantes.
De acordo com a Lei Estadual Antifumo nº 9.010, de 10 de agosto de 2009, aprovada na Assembléia Legislativa do Estado, alterando a Lei nº 5.074 de 20 de dezembro de 1990, fica proibido, no território do Maranhão, em ambientes de uso coletivo, públicos e privados, o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou de quaisquer produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco.
Além de bares e restaurantes, a Lei considera como ambiente de uso coletivo: ambientes de trabalho, de estudo, de cultura, de culto religioso, de lazer, de esporte ou de entretenimento, áreas comuns de condomínio, casas de espetáculos, teatros, cinemas, lanchonetes, boates, hotéis, posadas veículos públicos ou privados de transporte coletivo, viaturas oficiais de qualquer espécie e táxis. Case você queira denunciar algum lugar que não esteja obedecendo a Lei, ligue 3275-4278.
Fonte: SES







Deixe um comentário...